quinta-feira, 29 de julho de 2010

Alegria ou Caos

Vivendo a alegria de cada dia ou Mergulhados no caos?


Se retornamos a cada dia aos nossos lares, se encontramos nossos queridos, já dá pra dizermos que somos felizes. Se nossos filhos chegam íntegros à casa, somos todos bem-aventurados...
Mas o dia-a-dia tem trazido insegurança e nem sempre podemos entender o que acontece tão perto de nós.
Os últimos acontecimentos, já exploradíssimos pela mídia - não importa - faz-nos sentir sem chão. É alguém que simplesmente desaparece e a noção que todos temos é que esse alguém foi cruelmente assassinado e os,até então suspeitos, negam sorrindo, negligenciando o terror, a angústia que fica para as famílias...parece-lhes que nada está acontecendo. Há quem já tenha afirmado, cinicamente, que ainda vai dar risadas do que está havendo. Será?
O que quero realmente comentar hoje e que já me angustia há muito foi o que aconteceu a um jovem num dos túneis da nossa cidade maravilhosa. Imagino eu que no máximo de suas risadas, de seu corpo - certamente suado - transpirando vida, alegria, companheirismo com seus amigos, julgando ter segurança - independente de julgarmos se o local era ou não apropriado para a prática de qualquer esporte - teve sua vida tragada por um carro em alta velocidade, cujo motorista, um rapaz como ele, sequer prestou-lhe socorro, envolvendo-se num suborno que foi confessado e assessorado por seu pai. Do outro lado, uma família se desmorona. Falta-nos consciência cívica toda vez que não nos colocamos no lugar do outro. Amigos, em solidariedade, homenagearam-no. Como pais, choramos, sofremos e nos angustiamos a cada notícia cruel veiculada e não é para menos. Esses amigos, na melhor das intenções, propuseram dar ao túnel o nome do rapaz... De que adiantaria? Mergulhados no caos, nossas praças, nossos túneis, nossas avenidas, nossas ruas teriam que receber dezenas de nomes das vítimas.
Vivamos e deixemos viver.
Que eu possa ser mais solidária a cada dia, com todos, em todo lugar.
Paz para todos nós.
Que Deus nos abençoe!

Nenhum comentário: